O que Deus ajuntou … (a)

Prefácio à edição britânica

É com alegria que os editores colocam este livro nas mãos do público, orando para que seja de ajuda espiritual permanente para o povo do Senhor. Vivemos em dias quando o casamento tem pouco valor. É muito necessário que seu alicerce espiritual seja claramente entendido, e que o casamento seja entendido de maneira correta, à luz das Escrituras.



Este livro é uma coleção de artigos escritos por vários irmãos, portanto é inevitável que haja um pouco de repetições. Os capítulos do NT que tratam deste assunto foram considerados pelos vários autores, e embora procuramos reduzir as repetições, consideramos as que ficaram necessárias para desenvolver os temas tratados por eles, individualmente. Esta repetição serve para enfatizar o fato que a mesma verdade é repetida, vez após vez, no NT.

O tema básico do livro é que o casamento é parte da Criação e não apenas parte do cristianismo. Por isso, seus princípios têm aplicação universal, são para crentes e descrentes. Os autores concordam plenamente que o casamento é indissolúvel, a não ser pela morte. Enquanto o primeiro cônjuge vive, um novo casamento nunca é uma possibilidade e, de fato, é expressamente proibido pelo ensino do NT. Um outro casamento, neste caso, resulta num estado de “adultério perpétuo”. A conversão não muda esta condição, a não ser que haja uma separação do casal “recasado”.

Além dos capítulos que são realmente a exposição das passagens das Escrituras sobre este assunto, achamos prudente incluir um outro capítulo intitulado “Será que o adultério pode ser perpétuo?” Por causa do aumento de relacionamentos “do mesmo sexo” hoje em dia, um capítulo intitulado “O pecado de sodomia” também foi incluído.

Esperamos que o livro tenha circulação ampla entre irmãos responsáveis, e especialmente entre a juventude, para que a dignidade, a importância e a permanência do casamento sejam entendidas e apreciadas. Iniciar o matrimônio com um entendimento correto da base divina e bíblica desse relacionamento produzirá, certamente, um comportamento consistente com o ensino bíblico.

Os colaboradores são todos de lugares diferentes e de situações bem variadas, mas são todos ensinadores respeitados e provados entre o povo do Senhor.

James R. Baker passou a primeira parte da sua vida em Liverpool, Inglaterra, mas mora na Escócia desde 1966. Sua vida profissional foi no Ministério da Saúde. Ele tem viajado muito no seu país e em outros países, dirigindo Estudos Bíblicos e ensinando a Palavra de Deus. Durante dezesseis anos ele foi coeditor da revista Believer´s Magazine, e também respondeu as perguntas enviadas à sessão de perguntas desta revista durante vinte e cindo anos. Ele escreveu o comentário sobre II Timóteo para o Comentário Ritchie (“O Que a Bíblia Ensina”), e também tem colaborado em outras publicações.

William M. Banks ocupou várias posições de responsabilidade acadêmica, editado e publicado extensivamente, e dando palestras internacionalmente. Ele ministra a Palavra de Deus em muitas partes do Reino Unido e em outros países, e participa em várias publicações cristãs.

James Burnett serviu ao Senhor com devoção, ensinando a Palavra ao povo de Deus durante muitos anos, até o seu falecimento em 2005.

Brian Currie é Engenheiro Estrutural Diplomado e foi professor na Queen´s University durante dezoito anos. Ele foi recomendado ao ministério em 1993 pelas igrejas locais em Dunmurry e Deriaghy, na Irlanda do Norte. Durante a maior parte do tempo ele prega o Evangelho na Irlanda do Norte, mas também dirige Estudos Bíblicos e ensina a Palavra de Deus em várias partes do Reino Unido, e visita os EUA, Canadá, Austrália e Malásia, e é o editor da revista Assembly Testimony.

James D. McColl serve ao Senhor de tempo integral na Austrália há quarenta anos. Ele viaja extensivamente na Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, Malásia e Reino Unido. Ele tem contribuído com muitos artigos para revistas cristãs. Sendo autorizado, pelo governo da Austrália, a realizar casamentos, ele tem aconselhado muitos casais que contemplavam o casamento.

James V. Patterson é membro da igreja local em Plains, Escócia, há mais de quarenta e nove anos. Como homem de negócios ele viajou muito e ajudou no ministério da Palavra em Singapura, Malásia, Japão, Canadá e EUA. Ao longo dos anos sua principal prioridade tem sido servir em Plains e Lanarkshire, Escócia, visitando também a Inglaterra, Gales e Irlanda para dirigir Estudos Bíblicos, ministrar a Palavra e pregar o Evangelho.

John M. Riddle nasceu numa família cristã no norte de Londres, Inglaterra. Durante sua vida profissional ele foi empregado por várias firmas de transporte marítimo, e ultimamente foi gerente do fundo de aposentadoria. Quando ele se aposentou cedo em 1989, ele trabalhou como consultor por alguns anos. Agora ele viaja muito, especialmente no Reino Unido, dirigindo Estudos Bíblicos e ministrando a Palavra de Deus, e também contribuindo para as revistas publicadas pelas igrejas locais.

Thomas Wilson foi um dos editores da revista Believer´s Magazine durante vinte e quatro anos. Também foi coeditor do Comentário Ritchie. Ele contribui com várias publicações e revistas e ministra principalmente no Reino Unido. No seu trabalho secular ele é diretor de um grande colégio, e presidente de uma Agência Executiva Educacional.

Todos os contribuintes esperam que o livro seja de proveito espiritual permanente para o povo do Senhor e que possa trazer respostas às questões atuais sobre o matrimônio.

William Banks e Thomas Wilson

Prefácio à quarta edição brasileira

Há dois pontos que nos levam a prepararmos mais uma edição (a quarta) deste livro: a maneira como o casamento é desprezado pela sociedade em que vivemos, e a forma tão séria e detalhada com que os autores trataram o assunto. Ficamos tristes ao ver a maneira como a sociedade se afasta cada vez mais do padrão bíblico nas questões relacionadas ao casamento; e ficamos preocupados ao pensar em como devemos nos posicionar diante dos padrões que esta sociedade procura estabelecer. Este livro fornece um estudo detalhado e cuidadoso das principais passagens do Novo Testamento que tratam do assunto, sem passar por cima de versículos “difíceis”, e sem deixar de responder às objeções normalmente apresentadas a este ensino.

Não publicamos o livro com alegria, mas sim com pesar no coração. Lamentamos que muitos irmãos e irmãs hoje em dia não aceitam mais o padrão bíblico que antes aceitavam. Lamentamos, em extremo, pela dor que sofrem muitos irmãos e irmãs — alguns, que conhecemos bem e amamos muito — devido à situação em que se encontram hoje quanto ao matrimônio. Alguns, por não atentaram à Palavra de Deus, criaram situações que não conseguem solucionar; outros, por recusarem desobedecer à Palavra de Deus, foram abandonados e desprezados por cônjuges infiéis. A maneira como o mundo encara o casamento hoje coloca um peso muito grande sobre aqueles que querem permanecer fiéis à Palavra de Deus, e temos consciência disto. Gostaríamos de ter alguma forma de aliviar este peso — mas cremos na santidade da Palavra de Deus. Sentimos um pouco do que sentiu Eliseu (II Rs 10-12), quando apresentou fielmente a Palavra de Deus enquanto chorava pelas consequências daquilo que era a verdade. Sabemos que o ensino deste livros trará lágrimas e tristeza a muitos amados irmãos e irmãs — mas estamos plenamente convictos que este ensino é a verdade da Palavra de Deus.

Que Ele preserve as Suas igrejas até a vinda do Seu amado Filho. “Ora vem, Senhor Jesus!” (Ap 22:20).

Pirassununga, maio de 2017

Introdução geral

James Patterson

O lar cristão e as igrejas locais dos salvos, sem dúvida, são o alvo do Diabo hoje em dia. Tendo conseguido levar mais de 50% dos casamentos no Reino Unido aos tribunais de divórcio, ele obviamente, e com grande esforço, está lançando a sua fúria contra os casamentos dos cristãos. Lamentavelmente, em certos lugares, ele está sendo bem sucedido nisto também. É por causa deste problema universal crescente que os contribuintes deste livro sentem a urgência real e a convicção genuína de combater este progresso sinistro, e procurar dar ensino bíblico sobre este assunto importante.

Os colaboradores creem sinceramente que o laço matrimonial é indissolúvel (a não ser pela morte, ou pela vinda do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a Sua igreja), e têm uma preocupação profunda sobre este assunto. É a nossa oração que este volume traga paz e segurança aos santos preocupados ao verem seus entes queridos sofrendo por causa do colapso do seu casamento. Além disso, oramos que o conteúdo deste livro possa ajudar aqueles que têm responsabilidade nas igrejas, dando-lhes uma verdadeira direção bíblica nessa questão que é uma das mais sensíveis questões doutrinárias e morais que enfrentamos hoje.

Esta questão, de fato, causa grandes provações espirituais para qualquer indivíduo ou igreja local. É natural que nosso juízo possa ser afetado, ou até ofuscado, nas decisões que afetam nossa família e amigos. Muitas vezes é mais fácil julgar os casos daqueles que não são parentes ou amigos. Mas nenhum santo de Deus deve ser parcial. Pecado é pecado, independentemente de quem pecou. Nunca devemos tentar aceitar aquilo que é errado para defender aqueles que amamos. É Deus e a Sua Palavra que devem ser honrados e a santidade da igreja preservada. Divórcio, e as coisas que causam o divórcio, têm causado muita dor e afetado muitas igrejas neotestamentárias. Lamentavelmente, mesmo entre salvos, embora tais dificuldades sejam mais limitadas do que na sociedade em geral, elas não estão diminuindo, mas crescendo em nossos dias. As igrejas nunca têm enfrentado tantas dificuldades matrimoniais quanto hoje. Corações e lares quebrantados, famílias divididas, filhos abandonados … a lista de tragédias não tem fim.

Cada autor tem procurado considerar este triste assunto com humildade, com sentimento de compreensão, amor e compaixão para com os santos e todos os membros de famílias que estão enfrentando problemas matrimoniais. Apoio e oração são estendidos às igrejas afetadas por este mal, para que possam receber a sabedoria necessária para tratar deste assunto sensível, no temor de Deus.

Ligado à questão do divórcio está a questão do novo casamento. Isso tem causado muito sofrimento nas igrejas locais reunidas ao nome do Senhor Jesus. Perguntas que são frequentemente feitas serão consideradas e respondidas pelas Escrituras. Obviamente, esta exposição afetará alguns em comunhão que são apoiados e aconselhados por outros que têm opiniões diferentes. Este livro também desafiará ensinadores e presbíteros, que talvez tenham opiniões opostas e que, consequentemente, têm guiado outros num caminho inegavelmente errado, e sem base nas Escrituras.

O ministério deste livro pode também levar alguns irmãos a questionarem, à luz da Palavra de Deus, a sua posição matrimonial e os conselhos e ensinos que têm recebido de outros. Um verdadeiro e sincero exame de coração por parte dos espirituais poderá, talvez, produzir arrependimento da parte de alguns que, depois do divórcio, têm casado de novo, enquanto o primeiro cônjuge ainda vive. Estas questões estão ligadas aos padrões imutáveis de Deus. Porém, cremos que ainda há esperança de restauração nas igrejas para um testemunho real e poderoso. Este é o desejo unânime de todos os autores. Contudo, esta restauração, como sempre, dependerá de arrependimento.

A intenção deste livro não é criar um ensino polêmico, ou disputas. Embora a opinião apoiada pelos autores não seja apoiada por alguns outros ensinadores muito estimados e respeitados, nós não queremos, e nem procuramos, desacreditar qualquer um destes, porque “somos irmãos”. Contudo, é nosso desejo que aqueles que têm ensinado coisas diferentes reflitam, num espírito de oração, enquanto examinam o ensino e o conselho que apresentamos, à luz das Escrituras.

Muitos salvos têm expressado preocupação sobre rejeitar o ensino de irmãos mais velhos. Alguns dizem: “Se eles ensinam assim, então eu devo aceitar o seu ensino”. Pedimos que os leitores, honestamente e sem preconceito ou parcialidade, avaliem o ensino escrito nestas páginas. Se, por acaso, alguns presbíteros são contrários à exposição das Escrituras detalhadas neste volume, esperamos que reconsiderem seriamente o seu parecer sobre estas questões. Além disso, alguns respeitados ensinadores têm ensinado sobre a impossibilidade do adultério perpétuo. Este livro, apoiado pelas Santas Escrituras, mostra que existe esta triste e solene possibilidade. Cremos que o padrão de Deus para a pureza moral e matrimonial tem que ser preservado.

Infelizmente, alguns presbíteros não sabem como agir quando essas questões surgem nas suas igrejas locais. Embora aqueles que são responsáveis pelo rebanho devam ser aptos para ensinar e governar, muitos dependem do conselho de outros e não do seu próprio conhecimento da Palavra de Deus. Isto não deveria acontecer mas, lamentavelmente, acontece muito. Em relação aos assuntos tratados dentro do contexto deste livro, é essencial que os presbíteros de cada igreja sejam instruídos nas Escrituras para que possam, com competência, julgar cada dificuldade quando ela surgir. Nunca é demais destacar a importância de uma boa liderança pelos presbíteros em qualquer igreja. É a nossa convicção que a falha em julgar corretamente os problemas relacionados ao divórcio e novo casamento é, muitas vezes, por causa de lideranças fracas. Ao cumprir a sua responsabilidade, dada por Deus, e em agir consistentemente com a autoridade da Palavra de Deus, os presbíteros devem ficar firmes e não ser influenciados por aqueles que se opõem à sua posição.

Ao tratar deste assunto tão sensível, alguns ensinadores usam uma linguagem que não convém. Cremos que a “linguagem da rua” não deve ser usada no santuário. Assuntos de intimidade matrimonial não devem ser declarados publicamente. Nós temos que expor as Escrituras no temor de Deus e com dignidade santa. Os presbíteros têm de aceitar a responsabilidade de proteger o rebanho de qualquer linguagem antibíblica e ofensiva. É a sua responsabilidade corrigir qualquer servo que trata a Palavra de Deus e o povo de Deus de uma maneira indigna. Que Deus possa nos preservar deste modo imprudente de tratar as questões delicadas que estamos considerando neste livro. Sentimos como o Salmista que exclamou: “Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens” (Sl 12:1).

O título: “O que Deus ajuntou” expressa o coração da mensagem deste livro porque, apesar da dureza do coração humano, o padrão de Deus não deve ser rebaixado. Concessão nunca é a solução a tais problemas, como já foi provado vez após vez na história da igreja. O propósito e motivo desta publicação é ajudar a tirar a confusão que existe nas mentes das muitas pessoas que fazem perguntas sobre este assunto. Elas acharão respostas no ministério dado nestas páginas.

Nenhuma questão necessária para a compreensão da verdade nesta matéria foi evitada propositalmente. Referências bíblicas são fornecidas através do livro, principalmente de passagens do NT e que mostram a instituição do Criador para a humanidade. Sentimos que a hora é certa, nas circunstâncias que afetam o povo de Deus, para uma explicação precisa sobre o que as Escrituras ensinam. Infelizmente, temos de reconhecer que possivelmente haja divisão em igrejas por causa destes assuntos. A exclamação de muitos é: “Que faremos nós?” Onde houver padrões diferentes, a santidade da igreja de Deus está em perigo. Para manter o padrão santo que Deus espera de nós na igreja local (pois não podemos contaminar este santuário) é essencial que o povo de Deus tenha direção clara nestes assuntos morais relacionados com o santo matrimônio.

Nossa oração é que Deus, na Sua graça, possa abençoar esta publicação para a Sua glória. Desejamos que ela ofereça direção clara àqueles que são casados e aos que estão contemplando se casar. Também, nossa oração é que o testemunho da igreja seja preservado em unidade, santidade e pureza.

Oramos especialmente por aqueles que têm a grande responsabilidade de cuidar do rebanho; que sejam guiados no temor do Senhor, ao julgar os problemas locais, olhando somente para as Escrituras para resolver a variedade de casos que possam surgir, sem serem influenciados por opiniões de outros.

Finalmente, oramos por aqueles que não concordam conosco e que têm um outro ponto de vista, que possam seriamente, e com oração, considerar o que é apresentado aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário